Notícias Quentinhas

18/05/2012 19h14 - Atualizado em 20/05/2012 14h25

Por uma comida de verdade

Neste sábado (19/5), Brasília participa do Food Revolution Day, do chef Jamie Oliver. Haverá palestras, aulas de culinária e feira com produtos locais.

Por Trícia Oliveira

Foto: divulgaçãoNeste sábado (19/5), a Jamie Oliver Foundation, instituição capitaneada pelo famoso chef britânico, realiza um evento inédito: o Food Revolution Day. A ação foi batizada com o nome do atual programa de TV comandado por Jamie (na foto ao lado). Nos dois casos, o objetivo é combater a obesidade, por meio da mudança dos hábitos alimentares e da promoção da comida de verdade.

O evento acontece, simultaneamente, em 504 cidades do mundo. Brasília está nesta lista, juntamente com outras duas capitais brasileiras, São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

A capita federal marcará sua participação com um projeto que inclui aulas-show de culinária, palestras sobre alimentação saudável e feira com ingredientes de pequenos produtores. Todas as ações serão gratuitas e realizadas no estacionamento 10 do Parque da Cidade, das 9h às 15h.

“É um projeto voluntário. Fiquei sabendo da iniciativa por meio da comunidade virtual da Jamie Oliver Foundation. Fiz a inscrição e enviei algumas sugestões do que poderia ser feito aqui na cidade. Eles gostaram e me convidaram para ser um dos embaixadores em Brasília”, explica o jornalista Guilherme Lobão, que divide a organização do Food Revolution Day com a chef Tâmara Rolim, da Nutrichef. A ideia é realizar uma grande feira gastronômica, com destaque para os produtores e profissionais locais.
Foto: divulgação / Telmo Ximenes
Para as aulas de culinária, foram convidados chefs como David Lechtig (El Paso Texas e Latino - na foto acima), Luiz Hernández (do antigo Chus), Marcos Lelis (Iesb) e Gustavo Maragna (UniEuro). As aulas acontecerão entre 10h e 13h, em duas tendas, cada uma com capacidade para 30 pessoas sentadas. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia.

Luiz Hernandes planejou uma aula diferente. “A única coisa da qual tenho certeza é de que ensinarei duas receitas, uma doce e outra salgada, fáceis de serem reproduzidas em casa. Não planejei nenhum prato. Vou trabalhar com os produtos oferecidos na feira montada no evento. É claro que não haverá tudo o que precisarei, mas isso acontece da mesma forma com a dona de casa. Quando ela vai à feira, encontra apenas os ingredientes da estação. Acredito que essa filosofia se encaixa na proposta do Food Revolution”, conta Luiz.

Já o chef David Lechitg ensinará aos participantes sua especialidade: o ceviche. A iguaria, à base de peixe cru marinado com limão, será preparada com tilápia de produtores locais. “Sempre dei essa dica nas minhas aulas. O ceviche não precisa ser feito com um peixe caro, mas sim com um de carne branca e firme, como é o caso da tilápia. Assim, as pessoas vão conseguir fazer esse prato em casa sem nenhum problema”, garante David.

Confira a programação de aulas-show gratuitas

9h - Recepção:

10h - David Lechtig. Prato: ceviche de tilápia;

10h30 - Equipe Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável. Receita: sucos naturais;

11h - Leandro Nunes. Prato: sobrecoxa de frango com ratatouille;

11h30 - Luis Hernández. Prato: tilápia preparada com os ingredientes disponíveis na feira montada durante o evento;
 
12h - Gustavo Maragna. Prato: cordeiro;

12h30 - Marcos Lelis. Prato: crostattas de frango, abobrinha e brócolis;
 
13h - Gustavo Maragna. Prato: sobremesa de frutas.

Serviço

Brasília Food Revolution Day
Dia 19 de maio, das 9h às 15h.
Estacionamento 10 do Parque da Cidade.

leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
leia mais...
1 |2 |3 |4 |5 |6 |7 |8 |9 |10 |Próxima

Busca

Publicidade Lamb Lamb 2014
Publicidade Instagramers 2014

Facebook

Twitter

Instagram